Compartilhe

APÓS A EMISSÃO EM QUANTO TEMPO AS CERTIDÕES BRASILEIRAS PODEM SER UTILIZADAS?

Ciao a tutti!

Amigos, hoje resolvemos falar sobre o TEMPO DE VALIDADE DOS DOCUMENTOS BRASILEIROS quando empregados no processo de reconhecimento da cidadania italiana. Essa sem dúvida é uma questão comumente levantada, contudo, sem uma resposta absoluta. Embora as certidões brasileiras utilizadas no processo não contenham prazo de validade em seu próprio conteúdo e não exista na legislação italiana um prazo estabelecido quanto à validade, essa questão acabou sofrendo influência direta daquele que irá receber as certidões e se tornar responsável pelo processamento do pedido, assim, ou o Consulado (não admite documentos com mais de 1 ano da data de emissão) ou o Comune (alguns aceitam com 1 ano outros com 3 anos), mas ambos sem qualquer critério legal.

Então, o que fazer? 

Independentemente do tempo entre à emissão e a legalização (antes consular, agora por apostila) dos documentos ou do tempo entre a legalização e o protocolo do pedido de reconhecimento da cidadania, o mais aconselhável é que primeiramente sejam observados perante o Consulado ou Comune em que o requerimento será realizado qual é o prazo de admissibilidade e, caso não seja possível, fazer o máximo para que essas certidões estejam sendo utilizadas em até 1 ano da emissão.

Dica importante! 

Para não correr riscos e ser necessário retrabalho (tempo e dinheiro) aconselhamos se possível apenas emitir as certidões, traduzir e apostilar quando já existe previsão da data em que os documentos serão utilizados de fato, desse modo, programar-se com 6 meses de antecedência será a melhor alternativa!

É isso amigos! Deixem seu ‘joinha’ e compartilhem! Arrivederci!

Compartilhe