A CARTEIRA DE IDENTIDADE É APENAS EMITIDA NA ITÁLIA!
Ciao a tutti!
Amigos, hoje resolvemos falar sobre a CARTA D’IDENTITÀ que é o primeiro documento que um cidadão italiano deve requerer! Contudo, muita confusão se faz quanto à sua emissão. Veja, diferentemente do passaporte que pode ser solicitado tanto na Itália quanto no Consulado (do qual o pretendente está inscrito no AIRE), a carteira de identidade apenas é emitida na Itália, no Comune em que à iscrizione anagrafica foi realizada. Assim, para quem realiza o processo de reconhecimento da cidadania fora da Itália somente poderá requerer esse documento caso venha residir oficialmente por lá, o que não ocorre com quem se submete à prática diretamente na Itália, desde que solicite à identidade enquanto por lá estiver (ou retornar) e não transferir sua residência para outro país.
E como solicitar?
Então, a partir do momento em que a cidadania estiver reconhecida, você receberá seu primeiro documento oficial italiano, que é a certidão de nascimento italiana (transcrição da certidão de nascimento originária) e a partir dela você poderá fazer sua CARTA D’IDENTITÀ diretamente no Comune!
Novidade! Existem dois modelos para o mesmo documento!
Embora o modelo mais comum de CARTA D’IDENTITÀ seja o de papel, atualmente já existe uma versão eletrônica (cartão plástico), que é mais moderna e prática, contudo, ainda não são emitidas em todos os lugares, por isso uma dica, se puder solicite o modelo eletrônico! Em ambos os modelos o prazo de validade é de 3 anos para crianças menores de 3 anos, 5 anos para crianças entre 3 e 18 anos e 10 anos para as demais faixas etárias.
E o que deve ser apresentado para que a Carteira de Identidade seja emitida?
Para a CARTA D’IDENTITÀ tradicional (papel):
Para esse modelo (que tem o custo em torno de 6,00 euros) você deverá apresentar os seguintes documentos no Comune em que está inscrito como residente:
- 3 fotos 3×4 [formato tessera] e;
- documento com foto [passaporte] para comprovação da identidade
Para a CARTA D’IDENTITÀ eletrônica (cartão plástico):
Para a carteira de identidade eletrônica (que tem o custo em torno de 26,00 euros) o procedimento é diferente, embora também seja necessário apresentar um documento com foto [passaporte] para comprovação da identidade. E por possuir elementos de segurança, além da foto ser feita no mesmo momento, o documento ainda conta com outros dados, sendo:
- Codice Fiscale;
- Código numérico do Comune que emitiu;
- Assinatura digital;
- Digital do titular;
- Dados do Serviço Sanitário italiano.
É isso amigos! Deixem seu ‘joinha’ e compartilhem! Arrivederci!